<$BlogRSDUrl$>

16.10.05

johnnie taylor, popularizado como o "filósofo da soul", é um dos nomes maiores da stax/volt a surgir na segunda metade dos anos 60. no final da década anterior, trava conhecimento com sam cooke, que substitui nos soul stirrers, e chega a gravar alguns singles para a sar (editora de cooke) antes da trágica morte do autor da celestial "a change is gonna come" em 1964. por altura da revolução disco-sound, não fica de braços cruzados e abraça a tendência, à semelhança de outros artistas da entretanto falida stax.

o mp3 que aqui se apresenta não é de johnnie taylor. o apelido, no entanto, é o mesmo. trata-se de uma obscura releitura de roger taylor, baterista dos queen, de um conhecido tema gospel dos parliament, "testify (i wanna)", que é tema de abertura de "the philosophy continues", álbum de 1969 de johnnie taylor.

a versão de roger taylor, de 1977, constitui a primeira incursão a solo de um elemento dos queen - banda que, por esta altura, estava em topo de forma (e bem longe das irrelevâncias que lhes conhecemos dos anos 80). "i wanna testify" não chegou às tabelas de venda mas garantiu a roger taylor uma actuação no programa de televisão de marc bolan, dos t.rex. uma cópia do single pode valer hoje 60 libras mas há quem pague para cima de 1000 libras pelos acetatos originais.

curiosamente - e apesar de estarmos já em 77 - a versão de taylor tem muito do glam-rock que bolan estilizou. o mp3 não é perfeito - ouvem-se alguns tímidos estalidos do vinil - mas vale como testemunho.

roger taylor - i wanna testify

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?